Qualidade de Serviço Comercial
A CB POWER ENERGY está obrigada ao cumprimento dos padrões de Qualidade de Serviço Comercial constantes do Regulamento de Qualidade de Serviço (publicado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), que estabelece os referenciais de qualidade dos serviços prestados, sendo os mesmos periodicamente avaliados através de níveis de desempenho.
Os padrões de qualidade de serviço a observar pelos operadores das redes elétricas e pelos comercializadores podem variar de acordo com as zonas geográficas estabelecidas.
Para efeitos de aplicação destes padrões, estabelece-se a seguinte classificação de zonas:
Os indicadores gerais procuram caracterizar o desempenho das empresas para o conjunto dos seus clientes. Podem ser definidos níveis mínimos de qualidade (padrões) para cada indicador geral, por exemplo: pelo menos 85% dos atendimentos telefónicos para comunicação de avarias devem ter um tempo de espera não superior a 60 segundos.
Indicador | Padrão |
---|---|
Atendimento telefónico para comunicação de avarias | 85% |
Atendimento telefónico comercial | 85% |
Pedidos de informação apresentados por escrito | 90% |
Frequência da leitura de equipamentos de medição. | 92% |
Os indicadores individuais garantem a cada cliente um nível mínimo (padrão) de qualidade de serviço, para os temas a que se aplicarem. Se a CB POWER ENERGY não cumprir o nível mínimo deverá pagar uma compensação ao cliente. Em alguns temas, se o cliente não cumprir deverá pagar uma compensação à CB POWER ENERGY.
Por exemplo, numa visita combinada às instalações do cliente, a EZU ENERGIA deve comparecer num determinado intervalo de tempo. Se não o fizer deverá pagar uma compensação ao cliente, se o fizer e o cliente não estiver presente, será este a pagar a compensação.
Indicador | Padrão |
---|---|
Cumprimento do intervalo de tempo para visita combinada | Num determinado dia: |
Durante um intervalo de tempo máximo de 2:30h para o início das visitas | |
Cancelamento possível até às 17:00h do dia útil anterior | |
Assistência técnica após comunicação de avaria na alimentação individual de energia elétrica do cliente | Início da intervenção nos seguintes prazos máximos: |
Clientes prioritários – 2 horas | |
Restantes clientes – 4 horas | |
Nos casos em que as comunicações de avaria ocorram fora do período das 8:00h às 24:00h, a contagem dos prazos inicia-se às 8:00h do dia seguinte. | |
Restabelecimento do fornecimento nos seguintes prazos máximos: | |
No período de 12 horas a contar do momento de regularização da situação, no caso dos clientes de baixa tensão | |
Restabelecimento do fornecimento após interrupção por facto imputável ao cliente | No período de 8 horas a contar do momento de regularização da situação, para os restantes clientes |
Urgente - Até 4 horas (Serviço pago) | |
A contagem dos prazos referidos acima suspende-se entre as 24:00h e as 8:00h. | |
Leitura dos equipamentos de medição | Intervalo inferior ou igual a 96 dias entre duas leituras, para equipamentos de clientes em baixa tensão normal, que estejam acessíveis ao operador da rede de distribuição. |
Pedidos de informação e reclamações, por escrito | Resposta no prazo máximo de 15 dias úteis após a data da sua receção. |
No caso de não ser possível dar resposta dentro do prazo, o interessado deve ser informado dos factos que motivam o atraso e das diligências tomadas. | |
Sempre que possível devem ser fornecidas referências para futuros contactos e um prazo expectável de resposta. |
Em que situações há direito ao pagamento de compensações:
Em que situações há direito ao pagamento de compensações:
Por sua vez, a CB POWER ENERGY poderá exigir a prestação de uma caução para garantir o cumprimento das obrigações decorrentes do presente contrato e solicitar a sua atualização durante o período de vigência.
No caso de cliente doméstico, o comercializador só tem o direito de exigir a caução nas situações de restabelecimento de fornecimento, na sequência da interrupção decorrente de incumprimento contratual imputável ao cliente. Se o cliente vier posteriormente a optar por pagamento através de débito direto, a caução será devolvida.
O valor da caução corresponderá à faturação de um período de 90 dias, calculados com base nos valores médios de faturação do cliente.
A caução será utilizada para regularizar o valor de qualquer montante em dívida.